Araucária Dx Group ! UKSMG ! AMPLIFICADORES  ACOM

 WWW . RADIOAMADOR . COM

 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIO AMADORES - ABRA

     

 

....   ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIO AMADORES - ABRA

  

Em 06 de março de 1926, com a presença de mais de cinqüenta amadores de transmissão em onda curta de vários estados brasileiros, destacando-se entre eles os Drs. Alberto Couto Fernandes e João Valle, respectivamente sub-diretor técnico e engenheiro da Repartição Geral dos Telegraphos, realizou-se, na sede da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira convenção de radio transmissão que resultou na fundação da Associação Brasileira de Rádio Amadores - ABRA, primeira entidade que congregou os radioamadores brasileiros.

 

O Rio Grande do Sul esteve presente nesta convenção com o amador Tyrteu Rocha Vianna (3QA), de São Francisco de Assis-RS.

 

Aberta a sessão pelo Doutor Carlos Gooda Lacombe (1AC) foram por ele expostos os fins da reunião. Em seguida foi aclamado o Sr. José Jonotskoff de Almeida Gomes (1AA) para presidir os trabalhos, o qual convidou para seus secretários os Srs. João Sampaio Góes (2AF), de São Paulo e Pedro dos Santos Chermont (1AD), do Rio de Janeiro.

 

Depois de longa discussão, foram aprovados os Estatutos redigidos pelo Dr. Gentil Pinheiro Machado (1BG) e escolhido o nome de Associação Brasileira de Rádio Amadores para a novel agremiação.

 

A diretoria ficou assim constituída:

 

Presidente:  Demócrito L. Seabra (1AT)

Secretário: Gentil Pinheiro Machado (1BG)

Tesoureiro: Manoel de Macedo (1BE)

 

Após o advento do Decreto nº. 16.657, de 05 de novembro de 1924, sancionada pelo Presidente da República Arthur Bernardes, que permitiu que as estações receptoras pertencentes a qualquer  pessoa nacional ou estrangeira atuassem livremente sujeitando-se ao cumprimento dos dispositivos legais regulamentadores da matéria, se tornou necessário uma entidade que congregassem os amadores de transmissão em onda curta. Assim surgiu a ABRA.

 

O Decreto nº. 16.657 foi o resultado de uma campanha que Edgard Roquette-Pinto (1AG) vinha fazendo pelo livre exercício da radiofonia.

 

A partir daí o radioamadorismo foi crescendo e, em junho de 1926, a Revista Antenna publicava a relação das estações transmissoras em onda curta existentes no então Distrito Federal:

  

José Jonotskoff de Almeida Gomes 1 AA 10 watts
Godofredo Damm 1 AB 5 watts
Carlos Gooda Lacombe 1 AC 500 watts
Pedro dos Santos Chermont 1 AD 50 watts
Victoriano Augusto Borges  1 AE 50 watts
José Cardoso de Almeida Sobrinho 1 AF 20 watts
Edgard Roquette-Pinto 1 AG 5 watts
Harold May 1 AH 50 watts
Elvan Costa Guimarães 1 AI 10 watts
João E. do Lago 1 AJ 5 watts
Cid Santos 1 AK 50 watts
Mário Liberalli 1 AL 5 watts
Alberto Régis Conteville 1 AM 10 watts
Waldemar Leite Aguiar 1 AN 50 watts
Fernando N. de Andrade Costa 1 AO 20 watts
Newton de Barros Ignarra 1 AP 50 watts
Mário Barbedo 1 AQ 50 watts
Joaquim Paula Rosa Júnior  1 AR 10 watts
Francisco Penalva Santos 1 AS 20 watts
Demócrito L. Seabra 1 AT 50 watts
Ant. Fer. da Costa Júnior 1 AU 10 watts
Antônio C. da Silva Lima 1 AV 50 watts
João Victoriano Pareto 1 AX 10 watts
Yvonne Moorby 1 AY 10 watts
Juvenil Pereira 1 AZ 50 watts
Vasco Abreu 1 AW 50 watts
Narciso dos Anjos Lima 1 BA 50 watts
Raul Kennedy de Lemos 1 BB 100 watts
Raul Rerrogain 1 BC 50 watts
Roberto Leite Villela 1 BD 10 watts
Manoel de Macedo 1 BE 5 watts
Godofredo Mesquita 1 BF 10 watts
Gentil Pinheiro Machado 1 BG 10 watts

                                            

                                 

Em junho de 1927 os radioamadores já eram em número de 94, assim distribuídos: Distrito Federal - 55; Rio de Janeiro - 4; Espírito Santo - 1; São Paulo - 24; Paraná - 3; Rio Grande do Sul - 2 (Tyrteu Rocha Vianna (3QA) e Pedro Carlos Schuck (3AA)); Pernambuco - 5; Maranhão - 2; Pará - 1. Esta relação, com os nomes, indicativos e endereços, foi um trabalho do Vasco Abreu - 1AW.

 

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIO AMADORES - ABRA, em 13 de fevereiro de 1933, se fundiu em REDE BRASILEIRA DE RADIOAMADORES - RBR.

 

Atualmente a entidade representativa dos radioamadores brasileiros é a LABRE, fundada em 02 de fevereiro de 1934, que é o resultado da fusão da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE, que existia e funcionava em São Paulo, fundada em 12 de fevereiro de 1931, com a Rede Brasileira de Radioamadores - RBR, que existia e funcionava no Rio de Janeiro, desde 13 de fevereiro de 1933, prevalecendo para a nova associação o nome da entidade paulista.

 

No Rio Grande do Sul, desde 1932, com sede em Porto Alegre, existia o RÁDIO CÍRCULO DO SUL, primeira entidade de radioamadores em nosso Estado, que com o advento da fusão e a conseqüente criação da LABRE, resolveu juntar-se a esta.

Outras associações surgiram e se filiaram a LABRE. No Paraná, com sede em Curitiba, surgiu a Sociedade Paranaense de Rádio; e em São Paulo, o Clube Paulista de Rádio Emissão e o Rádio Círculo Bandeirante.

 

O eficiente trabalho dessas associações, naquela época, espelha-se claramente nestes números: em setembro de 1934 as estações de radioamadores registradas eram em número de 139; em novembro de 1935 chegavam a 571. Um aumento de 310%, em um ano e dois meses!

 

Atualmente os radioamadores estão em todo o canto do nosso imenso Brasil, sempre prontos para servir, como diz o lema: “QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER”.

 

 

Colaboração: IVAN DORNELES RODRIGUES - PY3IDR 

email:  ivanr@cpovo.net 

 


    VOLTAR

 ®Copyright  -  Radioamador.Com - Direitos Reservados.
Email: dx@radioamador.com