ANIVERSÁRIO DE SAMUEL MORSE

Hoje 27 de abril é comemorado o nascimento de Samuel Finley Breese Morse em Charlestown, USA, no ano de 1791, o inventor do Telégrafo.

Morse em 1830 cria o telégrafo elétrico com fios e em 1835 constroi o primeiro aparelho ao qual designou “Recording Electric Telegraph” com o qual transmitiu sinais a um quilómetro de distância, mas não os recebia pela mesma linha, efeito que só conseguiu dois anos depois. Em 1839 conclui o trabalho de elaboração do código Morse. O sistema utiliza uma combinação de pontos, traços e pausas para transmitir informações por meio de impulsos telegráficos ou visuais. Em 1843 utiliza o sistema para construir a primeira linha telegráfica, que liga Baltimore a Washington.

A 167 anos, o pintor e inventor Samuel Morse transmitia o primeiro telegrama, a 24 de maio de 1844, usando uma linguagem de caracteres mais tarde batizada de Código Morse, apesar de inventada por um alemão.

Ao enviar a primeira mensagem à distância, em 1844, Samuel Morse não imaginava que acabaria ficando mundialmente famoso como criador da telegrafia. A primeira mensagem transmitida dizia: “O que Deus possibilitou!” Quatro anos mais tarde, todos os estados norte-americanos já dispunham de linhas para comunicação com o Código Morse.

Hoje, em plena época de mensagens digitais, é difícil entender a importância da emissão da primeiro comunicado à distância, que acabou sendo fundamental para a evolução do radioamadorismo.

Morse em si tinha pouca relação com a técnica. O filho de um religioso, sustentava-se através da pintura de quadros. Somente em outubro de 1832 foi tomado pela “febre da telegrafia”. Aos 42 anos, havia conhecido o cientista Charles Jackson, de Boston, que lhe relatou as experiências de Ampére com o eletromagnetismo.

Ele ficou fascinado com a idéia de que, se a corrente elétrica flui através de uma bobina magnética, também é possível enviar mensagens desta maneira. Usando restos de arame, pedaços de metal e seu relógio de parede, em 1832, o inventor construiu um aparelho para a transmissão do Código Morse, que hoje está exposto no Deutsches Museum (Museu Alemão) em Munique.

Após cinco anos de pesquisas e graças ao apoio de Alfred Vail, dono de uma fundição, Samuel Morse conseguiu terminar seus experimentos e patenteou o invento em 1840. Os 60 quilômetros entre Washington e Baltimore, que serviram de teste para a primeira transmissão, foram construídos graças ao financiamento aprovado pelo Congresso e levaram três anos para serem concluídos. Na sua primeira transmissão, foram telegrafadas 125 letras por minuto. Hoje a automatização permite a velocidade de 350 por minuto.

CÓDIGO DE ENTENDIMENTO UNIVERSAL
O sucesso da transmissão de mensagens à longa distância em pouco tempo transformou as paisagens dos Estados Unidos, com os característicos postes e fios de transmissão. O fascinante da telegrafia é que seu código de caracteres – traço e ponto – possibilita a comunicação em todo o mundo, mesmo sem o conhecimento de outros idiomas.

Samuel Morse enriqueceu com sua companhia telegráfica e ignorou o fato de que o código utilizado, mais tarde batizado com seu nome, na realidade tenha sido desenvolvido pelo alemão Friedrich Clemens Gerke.

A telegrafia chegou à Europa somente 20 anos depois da transmissão da mensagem por Morse nos Estados Unidos. Mas atingiu seu apogeu apenas em 1901, com as transmissões sem fio através do Oceano Atlântico.

O rápido avanço da tecnologia de comunicação foi substituindo, pouco a pouco, a telegrafia sem fio. Até mesmo o sinal internacional de pedido de socorro SOS – três sinais curtos, três longos e três curtos – teve de dar lugar a modernos sistemas digitais de transmissão de dados.

Fonte: Wikipedia.

 

 

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.

Author: Radioamador