Tentaremos em poucas palavras esclarecer as dúvidas mais frequentes apresentadas à equipe RADIOAMADOR.COM

Pergunta: Como faço para emitir meu boleto de pagamento do Fistel?
Resposta: A Taxa de Fiscalização das Telecomunicações, FISTEL é cobrada pela ANATEl. Para emitir o boleto você deve acessar o site da agência reguladora no link: http://www.anatel.gov.br . Ao acessar a página o sistema irá lhe solicitar seu CPF e o número do Fistel. Serão emitidas duas guias ambas com vencimento em 31 de março. Uma refere-se a Contribuição Para o Fomento da Radiodifusão Pública que é pagável exclusivamente no Banco do Brasil e a outra refere-se a Taxa de Fiscalização de Funcionamento – TFF, que até o vencimento pode ser paga em qualquer banco, após dia 31/03 só no Banco do Brasil.

Pergunta: A muitos anos atrás eu era radioamador, foi dado baixa, mas agora penso em reativar minha licensa. Vocês conseguem para mim o mesmo indicativo de antes?
Resposta: Para reativar sua licensa de estação você deverá entrar em contato com a Anatel em seu estado, fazer o requerimento e pagar as taxas correspondentes . O mesmo indicativo poderá ser outorgado caso algum outro radioamador ainda não o esteja usando.

Pergunta: Vocês tem como programar um rádio HT que eu comprei de um amigo?
Resposta: Ao comprar deve ter vindo junto um manual de instruções. Basta seguir o passo a passo a fazer as configurações. Se não tiver o manual baixe no site do fabricante. Em último caso, se mesmo assim você não conseguiu, possivelmente um técnico em comunicações pode lhe ajudar.

Pergunta: Tenho um amigo vindo do exterior que quer operar no Brasil. Como faz para ter a licensa?
Resposta: Para a operação em alguns países das Américas (Argentina, Brasil, Canada, El Salvador, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago, Estados Unidos da América, Uruguai, e Venezuela) – A IARP (Permissão Internacional de Radioamador) permite que radioamadores oriundos de alguns países das américas, possam operar sem necessitar de uma licença especial.

A IARP (Permissão Internacional de Radioamador) pode ser emitida por uma associação de radioamadores membro da Amateur Radio Union International (IARU) – nos EUA, a ARRL está autorizada a emitir esta licença. No Brasil, há alguns anos, a LABRE tenta esta mesma autonomia, junto a ANATEL, mas ainda não foi deliberado. Neste caso, se você é radioamador brasileiro e deseja autorização para operar no exterior, deve solicitar sua licença IARP (Permissão Internacional de Radioamador) a ANATEL.

O estrangeiro quando usar a licença IARP (Permissão Internacional de Radioamador), deve fazê-lo, adotando o prefixo da localidade em que se encontra / o seu indicativo, Exemplo: K1TTT operando do Estado do RN deve usar, PS7/K1TTT (Fonte: LABRE).

Pergunta: Vocês tem curso pra radialista/locutor? Estou montando minha web rádio e quero fazer o curso?
Resposta: Locução de rádio não tem relação com radioamadorismo pois são atividades distintas. Procure uma entidade que agrega estes profissionais para informações de como tornar-se um radialista.

Pergunta: Como faço comprar um radioamador?
Resposta: Antes de tudo devemos esclarecer DEFINITIVAMENTE que radioamador não se compra. Radioamador é a pessoa não o equipamento. O equipamento de rádio é chamado de transceptor.

Pergunta: Quero comprar um equipamento de rádio. Vocês tem para vender?
Resposta: O Portal RADIOAMADOR.COM não comercializa equipamentos. Em nosso site, nas barras laterais e acima, temos anunciantes que divulgam seus produtos e serviços. Clique no anuncio e escolha a melhor opção.

Pergunta: Como faço para me tornar um radioamador?
Resposta: Para ser um radioamador você deve estar habilitado junto a ANATEL.

Pergunta: Onde posso obter informações em como me preparar para as provas de ingresso ao radioamadorismo?
Resposta: Você deve consultar a ANATEL ou a LABRE (Liga Brasileira de Radioamadores) em seu estado. Deve existir um calendário de provas, onde os candidatos farão os exames de habilitação para as classes A, B ou C.

Pergunta: Posso portar um HT sem ter licença?
Resposta: NÃO. Ao portar qualquer equipamento sem habilitação você estará ilegal, será um pirata e estará sujeito as penalidades aplicadas em Lei, que vão desde apreensão do equipamento, multa e até prisão. Procure a Anatel ou a Labre em seu estado, faça as provas e habiliti-se.

Pergunta: PX é radioamador?
Resposta: NÃO. Apesar de parecidos, são serviços distintos conforme designação da ANATEL. O serviço de Radioamadorismo requer preparo diferenciado e habilitação junto a ANATEL através de exames.

Pergunta: Qual o equipamento que devo comprar?
Resposta: O equipamento vai depender da classe de habilitação do Radioamador e qual a finalidade de uso. Sugerimos que você primeiro esteja habilitado junto a ANATEL para depois pensar em adquirir um equipamento.

Pergunta: Tenho uma fazenda a 500km de distancia e quero falar com a sede da empresa na cidade. Qual equipamento usar?
Resposta: Pela definição da ANATEL qualquer comunicação que tenha propósito não amador é um serviço privado. Para tal necessita de autorização especial. Consulte um engenheiro em telecomunicações que fará um projeto que deverá ser homologado pela ANATEL que lhe indicará a frequência a ser usada e consequentemente você poderá adquirir um equipamento para esta frequência que lhe foi designada. Neste caso o radioamadorismo não se enquadra nas suas necessidades.

Pergunta: Gosto de pescar e quero colocar um equipamento em meu barco?
Resposta: Para ter uma estação em seu barco você deverá ter um equipamento de VHF Marítimo e estar legalizado junto a ANATEL. Navio, Barcos, Iate clubes ou estações costeiras utilizam frequências diferentes das designadas para radioamadores conforme conceitos estabelecidos pela Agencia Nacional de Telecomunicação.