Radioamador recebe imagem de astronautas

Radioamador de Boa Vista recebe imagem de astronautas da ISSEm comemoração aos 54 anos desde que o primeiro astronauta Yuri Gagarin viajou para o espaço, a Estação Espacial Internacional (ISS) emitiu neste domingo (12) imagens do pioneiro russo via rádio. Em Roraima, o radiomador Paulo Leite, o PV8DX, recebeu uma delas usando a antena do próprio carro e um computador portátil no Centro de Boa Vista.

 Por volta das 13h45 (horário local), a ISS passou sobre o estado. No mesmo momento, a estação espacial que atualmente tem seis astronautas, emitiu, na frequência 145.800 MHz, a imagem de Gagarin com a data 12.04.61 e várias inscrições em russo, a língua materna do ‘aventureiro’.

“Vários radioamadores do mundo estão acompanhando essa atividade da ISS”, comentou Paulo, acrescentando que enviará a foto recebida em Roraima para publicação em sites internacionais. “É um luxo para a gente ver astronautas enviando imagem para radioamadores que estão em terra”.

Primeira viagem ao espaço
Na manhã de 12 de abril de 1961, o soviético Alekseyevich fez um café-da-manhã inédito. Flutuando a 327 km acima da superfície terrestre, o homem de apenas 27 anos comeu e bebeu dentro de uma bola de apenas 2,3 m. Ficou conhecido para a posteridade como Yuri Gagarin e seu desjejum matinal foi apenas um feito dentro de outro maior: o primeiro voo de um humano no espaço.

Gagarin foi o escolhido entre mais de 3,5 mil aspirantes à missão, após intensos testes de resistência física e psicológica. Somente seis homens foram selecionados como possíveis candidatos à primeira aventura do homem no espaço. A decisão sobre quem iria estar a bordo da nave redonda Vostok 1 foi comunicada ao grupo apenas quatro dias antes da missão.

Fonte: G1 Roraima.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.

Author: Radioamador