A 24ª Conferência da IARU Região 1 ocorreu entre os dias 17 e 22 de setembro de 2017 na cidade de Landshut, na Baviera, Alemanha, com a presença de 40 associações nacionais de radioamadorismo.

A Região 1 congrega apenas os representantes dos países pertencentes aos continentes europeu, africano e parte da Ásia. O Brasil, país do continente americano, é representado na IARU Região 2 pela LABRE. A Região 3 congrega parte da Ásia e Oceania.

A conferência tratou de temas fundamentais para o exercício do radioamadorismo, enfrentado desafios como a necessidade de proteger o espectro e aumentar o número de radioamadores ativos.

Entre os temas revistos estiveram aspectos estratégicos, financeiros e formas de associação. Outros assuntos incluíram propostas e debates nos grupos de trabalhos permanentes e nos comitês de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), Relações Públicas, Comunicações Emergenciais, Juventude, ARDF, Telegrafia de Alta Velocidade, Radioamadorismo nos Países em Desenvolvimento, Relações Exteriores, Comunicações Espaciais, Sistema de Monitoramento, Gerenciamento de Espectro (incluindo assuntos da UIT, CEPT e Conferências Mundiais de Radiocomunicações-CMR).

A conferência também discutiu orientações de uso do espectro através dos comitês de LF/HF e VHF/UHF/Microondas. As discussões se estenderam para os planos de bandas, concursos, operações remotas, inovações no campo das comunicações espaciais, TV Digital e posicionamentos na CMR-19.

O Troféu Memorial Roy Stevens, G2BVN, o maior reconhecimento que a Região 1 pode ofertar, foi concedido a Colin Thomas, G3PSM, da Rádio Sociedade da Grã-Bretanha (RSGB), pelas suas inestimáveis contribuições ao longo de vários anos na IARU.

A LABRE teve o prazer de trabalhar com Colin e a RSGB como parceiros na CMR-15, quando foi aprovada a então nova alocação em secundário aos radioamadores em 60 m.

Também foi eleito um novo Comitê Executivo para o mandato de 2017 à 2020, iniciando o mandato em 31 de outubro de 2017.

A próxima conferência será realizada em setembro de 2020 na cidade de Novi Sad, Sérvia, com o apoio de sua associação nacional, a “Savez Radio-Amatera Srbije” (SRS).

O relatório completo da conferência pode ser encontrado no site da IARU Região 1 em http://www.iaru-r1.org

LABRE/GDE, 11 de outubro de 2017.
https://www.facebook.com/labregde

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.