Museu do Radioamador é inaugurado em Taubaté

No último dia 16/12/2015, inaugurou em Taubaté no Mistau (Museu da Imagem e do Som de Taubaté) o Museu do Radioamador, que fica na Av. Thomé Pontes Del Rey, 925, Vila São José.

A iniciativa de se criar esse museu foi do Prof. Benedito Nelson Rovida que contou com apoio da Prefeitura Municipal, e no próprio Mistau com a diretora e Professora Shirley Santos.

No Brasil existem poucos museus do radioamador. De tal forma este de Taubaté dará uma grande contribuição, no sentido de resgatar e divulgar a história e a memória do radioamadorismo na cidade e região.

Rovida que é pesquisador do tema há anos, explica que a finalidade do museu é resgatar a história do radioamador que não foi escrita, pois apenas falavam.

A ideia do museu surgiu quando os radioamadores de Taubaté passaram a ter uma sede no Parque Monteiro Lobato, e se reunirem uma vez por mês, quando começaram a receber doações de rádios. Eles estão associados a ATRA (Associação Taubateana de radioamadorismo). A cidade já teve pioneiros como: Emilio Amadei Beringhs, Alberto Guisard, Lycurgo Querido, Benedito Marcondes Pereira. O Diretor do Diário de Taubaté Stipp Júnior foi, por muito tempo, um grande divulgador desta arte.

O patrono do museu é o Pe. Roberto Landell de Moura (1861-1928) inventor do telefone sem fio. As origens do rádio amador podem ser encontradas no século XIX, porém o rádio amador como é praticado hoje, começou no início do século XX.

O radioamadorismo é um passatempo e um importante serviço prestado a sociedade civil, pois auxilia órgãos oficiais de salvamento, resgate e prevenção à calamidades, entre outros serviços.

O termo amador é usado para diferenciá-lo das rádios comerciais e profissionais. O Rádio Amador é licenciado por uma entidade governamental chamada LABRE (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão).

O Museu do Rádio Amador com o tempo possuirá uma biblioteca para atender os interessados sobre o tema radioamadorismo. O Museu está aberto a doações de rádios, livros etc.

Visitas ao novo Museu do Radioamador já podem ser realizadas e maiores informações pelo fone: 36255059.

Fonte: Diário de Taubaté.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.

Author: Radioamador