DX  é a  abreviação de distância (Distance “X”). Dependendo da banda o termo DX terá diferente sentido. Em  HF (160 a 10 M), geralmente é ligado a contatos internacionais. Um radioamador que em HF faça um chamado “CQ DX” estará buscando uma estação estrangeira.

Para VHF o chamado “CQ DX”  corresponde a chamadas cujos contatos dependendo da banda podem ter respostas de estações a mais curta distância, com exceção dos 6M que tem alcance mundial.

A atividade de caça a contatos sejam a larga ou curta distância cada dia ganha mais adeptos. Para tal é preciso que os contatos sejam estabelecidos dentro de uma ética  operacional visando melhor aproveitamento para o DX.

A troca de cartões QSL’s visando a confirmação dos QSO’s, é também uma prática comum entre os praticantes do DX, sendo considerada a cortesia final dos contatos. Tais cartões além da comprovação de havermos contatado determinada estação, em determinado local, podem ser úteis aos radioamadores para obtenção de diplomas, certificados e até em alguns países para ingresso ao radioamadorismo ou ascensão de classe.

Observe as regras do radioamadorismo em seu país, as limitações de sua licença, escolha uma frequência livre, chame “CQ DX” e boa sorte na caçada.

Ranking brasileiro do DX
Código de ética operacional
Grande mapa circular
Mapa de Zonas I.T.U.
Expedições
Preenchimento de QSL’s
Sistema RST
Abreviações usadas em CW
Código “Q”
Código fonético internacional
Prefixos por países
– Diplomas
Bureaus de todo mundo
SASE  e  SAE
– Publicações
Logs On Line (1)
Logs On Line (2)
Hora UTC / GMT
– Programas