ALEXANDER GRAHAM BELL

03.03.1847  à  02.08.1922

Em 2 de junho de 1875 a ciência das comunicações avançou mais um passo com a descoberta de Alexander Graham Bell: Uma “palheta presa” no telégrafo harmônico de Alexander conduz às experiências que levam ao telefone.

O Serviço de Patentes dos Estados Unidos estudava cuidadosamente a aplicação de três patentes do telefone: de Thomas Alva Edison,  de Elisha Gray e de Alexander Graham Bell. Thomas Alva Edison não tinha ido tão longe quanto aos outros no desenvolvimento da ideia do “telégrafo falado”, embora tivesse seguido o mesmo  percurso. Logo foi eliminado, e a escolha final ficou  entre Elisha Gray e Alexander Graham Bell. Qual dos dois apresentara a descrição mais acurada e de uso prático e os desenhos mais viáveis de um telefone para que este funcionasse? Depois de cinco dias de tensão, o Serviço de Patentes dos Estados Unidos chegou a uma decisão. A patente era de Alexander Graham Bell.

No dia de seu aniversário, quando completava 29 anos, Alexander Graham Bell recebeu a notícia. Foi o mais valioso e bem-vindo presente que ele receberia em toda sua vida.

Em 10 de março de 1876 Alexander Graham Bell enviou a primeira mensagem pelo telefone.

Em 25 de junho de 1876 Graham Bell fez demonstrações do telefone na Exposição do Centenário, na Filadélfia.

No telefone, o som é transformado em eletricidade no transmissor, propaga-se pelo fio na velocidade do telégrafo, e ao chegar ao receptor é transformado novamente em som. Desta forma, já era a palavra falada, não uma série de estalos, que alcançava centenas e milhares de milhas.

Teve centenas de patentes registradas em seu nome, se interessou por um amplo raio de áreas da ciência e da tecnologia. e, antes dos 30 anos, alcançou sua grande realização, desenvolvendo e tornando possível o uso prático do telefone.

Em 09 de julho de 1877 foi criada a Bell Telephone Company.

Em 11 de julho de 1877 Alexander Graham Bell casou-se com Mabel Hubbard, com a qual teve três filhos, Elsie, Marian e Edward que não sobreviveu.

Alexander Graham Bell nasceu em 03 de março de 1847, na cidade de Edimburgo, na Escócia e faleceu em 02 de agosto de 1922, aos 75 anos. O funeral ocorreu dois dias depois, na baía de Baddeck. Assim que teve início, as redes telefônicas do Canadá e dos Estados Unidos lhe prestaram seu último tributo: o sistema inteiro permaneceu paralisado durante um minuto. Era justo que, por um instante, as pessoas pudessem se lembrar do homem que deu início à revolução das comunicações.

Colaboração: IVAN DORNELES RODRIGUES – PY3IDR

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.