A LABRE Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, fundada em 02 de fevereiro de 1934, vai completar 80 anos de existência e durante todo o mês de fevereiro de 2014 realizará uma operação especial em comemoração a tão auspicioso evento.

Nesse período a LABRE terá estações operando em todos os estados brasileiros, com indicativos especiais conforme relação a seguir:

Unidade Federativa

Indicativo

Unidade Federativa

Indicativo

Acre ZZ 80 AC Pará ZZ 80 PA
Alagoas ZZ 80 AL Paraná ZZ 80 PR
Amapá ZZ 80 AP Pernambuco ZZ 80 PE
Amazonas ZZ 80 AM Piauí ZZ 80 PI
Bahia ZZ 80 BA Rio de Janeiro ZZ 80 RJ
Ceará ZZ 80 CE Rio Grande do Norte ZZ 80 RN
Distrito Federal ZZ 80 DF Rio Grande do Sul ZZ 80 RS
Espírito Santo ZZ 80 ES Rondônia ZZ 80 RO
Goiás ZZ 80 GO Roraima ZZ 80 RR
Maranhão ZZ 80 MA Santa Catarina ZZ 80 SC
Mato Grosso ZZ 80 MT São Paulo ZZ 80 SP
Mato Grosso do Sul ZZ 80 MS Sergipe ZZ 80 SE
Minas Gerais ZZ 80 MG Tocantins ZZ 80 TO
Paraíba ZZ 80 PB    

 

A operação será realizada em todas as bandas de HF e também na faixa de 2 metros, nas diversas modalidades de transmissão.

Todos os QSO serão confirmados por cartão QSL comemorativo.

Especificamente para os QSO realizados a partir das 03:00 UTC do dia 01 de fevereiro de 2014 até às 02:59 UTC do dia 03 de fevereiro de 2014, a LABRE emitirá um bonito diploma, bastando um único QSO com qualquer das estações para a ele fazer jus.

Os QSL e os diplomas serão enviados automaticamente conforme anotado nos registros das estações da LABRE, não sendo necessária a remessa pelo radioamador de seu relatório pessoal.

Todos os QSL e diplomas serão enviados via bureau da LABRE. Caso o participante prefira receber QSL ou diploma por via direta (correios), deverá enviar seu QSL acompanhado de selos postais conforme a seguir:

  • para receber QSL: 1 selo de carta comercial, primeiro porte
  • para receber diploma: 10 selos de carta comercial, primeiro porte

 

Remeter para:

LABRE 80 ANOS

Caixa Postal 4

70351-970  Brasília – DF

Para receber o QSL ou o diploma via bureau não é necessário que o radioamador envie seu QSL, mas a LABRE, defensora dessa tradição e cortesia existente no radioamadorismo mundial, sentir-se-á muito honrada em receber os cartões QSL de todos os participantes.

O radioamador que fizer QSO com todas as 27 estações comemorativas receberá o Diploma WAB “Worked All Brazil” automaticamente, sem necessidade de requisição e sem qualquer custo. Veja o regulamento do Programa de Diplomas da LABRE abaixo.

“LABRE – 80 ANOS EM PROL DO RADIOAMADORISMO BRASILEIRO”.

Brasília (DF), 01 de dezembro de 2013

Carlos de Souza Morgado – PT2CSM

Diretor Executivo, em exercício

Programa de Diplomas da LABRE Federal – Regulamento


A LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO – LABRE, homenageando os radioamadores em geral e como incentivo a caça de Diplomas e a prática do DX, oferece os diplomas abaixo discriminados. Os Diplomas poderão ser trabalhados nos modos Digital, SSB, CW ou Misto. O presente regulamento também se aplica aos radioescutas (SWL)

O Diploma WAB está disponível aos radioamadores que confirmem contato com estações brasileiras em todos os 26 (vinte e seis) estados da Federação e com o Distrito Federal (PT2).

O Diploma WAA está disponível aos radioamadores que confirmem contato com 45 (quarenta e cinco) países nas áreas geográficas americanas, segundo a lista oficial do DXCC. Um deles, obrigatoriamente, terá que ser o Brasil.

O Diploma WAO está disponível aos radioamadores que confirmem contatos com 21 (vinte e um) países banhados pelo Oceano Atlântico e pelo menos uma estação brasileira situada em cada uma de suas regiões geográficas, como a seguir

1ª Região: PP1 ou PY1;

2ª Região: PP2, PQ2, PT2 ou PY2;

3ª Região: PY3;

4ª Região: PY4;

5ª Região: PP5 ou PY5;

6ª Região: PP6 ou PY6;

7ª Região: PP7, PR7, PS7, PT7 ou PY7;

8ª Região: PP8, PQ8, PR8, PS8, PT8, PV8, PW8 ou PY8; e

9ª Região: PT9 ou PY9

Ilhas Oceânicas: PY0.

O Diploma DBDX está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contato com um mínimo de 20 (vinte) países diferentes constantes da lista oficial do DXCC, sendo obrigatoriamente um deles o Brasil. Todos os contatos devem ter sido feitos indistintamente nas bandas de 40, 80 e 160 metros.

Normas gerais a serem obrigatoriamente obedecidas e que seguem as Convenções Internacionais:

Todas as estações contatadas serão estações de radioamadores funcionando de acordo com a legislação nacional e internacional. O requerente deverá ter feito os QSO desde uma única entidade do DXCC.

Todos os contatos serão com estações terrestres, não sendo considerados contatos com navios, mesmo ancorados, ou aeronaves.

Todas as requisições devem ser autenticadas por uma entidade IARU ou por um clube de radioamadores ou, na falta destes, por dois radioamadores Classe A e serão avaliados e conferidos pelo Gerente de Diplomas da LABRE, exatamente como forem recebidos.

As solicitações deverão ser enviadas ao endereço da LABRE acompanhadas de 10 (dez) selos de 1º porte (carta comercial até 20g) para radioamadores brasileiros e 10 (dez) dólares americanos ou o equivalente em IRC para os radioamadores estrangeiros. Anexar, também, um QSL em branco do requerente.

COMEMORAÇÃO DOS ”80 ANOS DA LABRE”

LABRE

Gerência de Diplomas

Caixa Postal  4

70351-970 Brasília – DF

BRASIL

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.