LABRE realiza palestra no IFSP

A LABRE, através de seu grupo de Gestão e Defesa Espectral, participou na última sexta-feira dia 25 de setembro de 2015 da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Técnico Federal de São Paulo (IFSP). A LABRE contribuiu na sessão “Defesa do Espectro e Certificação de Produtos de Telecomunicações”, ciclo de palestras coordenado pelo Prof. Waldemar Panadés Filho (PY2WPF).

A LABRE expôs a palestra “Defesa do Espectro Eletromagnético contra Interferências” mostrando casos de perturbações, explicando como o espectro poluído prejudica a sociedade, as soluções normativas de compatibilidade eletromagnética (EMC), as conquistas recentes obtidas com ativismo da LABRE e os desafios ainda existentes neste campo no Brasil.

Também foi aproveitada a oportunidade para divulgação das atividades características do radioamadorismo para os alunos do curso técnico de telecomunicações, incentivando os jovens a ingressarem no serviço, visitarem a sede da LABRE em São Paulo e aumentar a integração com os radioamadores.

O IFSP dispõe de uma estação de radioamador, PY2ETF, que esteve ativa durante toda semana em faixas do HF e VHF, emitindo das instalações do instituto no bairro do Canindé, zona norte de São Paulo.

A Anatel foi representada pelo Eng. Jamilson Ramos que realizou palestra sobre as bases legais para atuação da agência, as formatações das estações de monitoramento, os casos de identificação técnica das interferências e as consequentes ações de fiscalização.

Os Eng. José Martins e Cláudio Francisco, representado os laboratórios UL e TÜV, explicaram as razões e os processos envolvidos nas certificações de equipamentos de telecomunicações e reforçaram a importância de coibir interferências vindo de dispositivos de emissão não intencional. Foi também realizada uma comparação entre os processos e legislações existentes no Brasil, Estados Unidos e Europa.

A LABRE/GDE tem atuado junto com a Anatel, Inmetro, ABNT e Abrac de maneira a estimular a implementação das normas compatibilidade eletromagnética no Brasil e as ações de fiscalização contra manifestações de rádio interferências.

Para maiores informações visite o site da LABRE/GDE em http://www.radioamadores.org
 
LABRE/GDE

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.

Author: Radioamador