py2aaApós um longo período de planejamento e de requerimentos e muitas adversidades, o que parecia simples é mais simples do que o fantasma pintado.

Finalmente um embrião de modernidade/necessidade está operando integralmente na Labre-SP que mais uma vez inova e encerra o ano de 2015 com ânimo renovado para os projetos já suscitados para 2016 na área da inovação e quebras de paradigmas.

A primeira estação de rádio alimentada por energia solar da PY2AA está ativa e funcional, 100% desplugada da rede elétrica pública.

Em caso de falta de energia elétrica o pequeno sistema consegue manter a estação de rádio multibanda TS-2000 com 100watts de RF operando por 12 horas ininterruptas. (conforme dois testes já realizados em campo com o mesmo setup em “field day”)

O sistema é muito simples e de facílima montagem e de operação automática. Seu custo não é alto e permite ampliação igualmente simples. Composto por apenas uma placa solar de 150 watts e um controlador de energia e robusta fiação, a energia gerada pelo sol é entregue e um acumulador de 115 amperes que no caso é uma bateria estacionária.

O objetivo desta instalação além da óbvia contingência em caso de falta de energia elétrica é a difusão do conhecimento e a disseminação da tecnologia de geração limpa de energia em cada lar, empresa ou estação de radioamador.

Visite a Labre SP e veja ao vivo o sistema de energia solar operando na prática e confirme como é fácil, seguro e economicamente viável produzir energia limpa em casa.

Pedro Niccolini PY2DEL
Diretor de VHF/UHF Labre –SP

Marcelo Motoyama PY2FN
Presidente Estadual da LABRE-SP

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.