LABRE visita Instituto EldoradoA LABRE visitou no dia 12 de março a sede do Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas/SP.

O instituto, fundado em 1999, é um importante laboratório de pesquisas tanto em hardware como software. Nele são realizados ensaios e homologações de uma ampla gama de produtos eletroeletrônicos, inclusive nos quesitos de compatibilidade eletromagnética (EMC) voltados a controlar e reduzir a possibilidade destes equipamentos provocarem interferências.

Os representantes da LABRE foram recebidos por Gustavo Iervolino de Morais, engenheiro elétrico membro dos grupos de estudos de EMC na Comissão Brasileira de Eletricidade do sistema Cobei/ABNT.

Gustavo apresentou para os labreanos os laboratórios onde são realizados testes de SAR, imunidade, emissividades conduzida e radiada, resistibilidade, ESD, entre outros. O grupo pode didaticamente visualizar como são feitas algumas aferições.

O instituto demonstrou interesse em realizar estudos sobre equipamentos interferentes com objetivo de aprimorar o conhecimento sobre problemas eletromagnéticos detectados pela sociedade e assim melhor contribuir com o incremento da qualidade técnica de produtos e a proteção espectral.

A LABRE é uma das entidades nacionais mais ativas na defesa do espectro eletromagnético. Através do seu grupo de Gestão e Defesa Espectral, a LABRE participa de várias comissões governamentais e técnicas, incentivando a adoção de normas e ação das autoridades para reduzir as rádio interferências, um problema crônico e estrutural no Brasil.

Seja um associado da LABRE e apoie o GDE. Informações em http://www.radioamadores.org

Fonte: GDE/LABRE

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.