Tenho notado em todo o tempo em que me dedico ao radioamadorismo, que existe ainda uma confusão imoderada acerca desse maravilhoso hobby.

Como ninguém nasce sabendo, me proponho em poucas linhas elucidar esse que é um grande mistério e motivo de confusão, tanto nos meios de comunicação, quanto a pessoas que as vezes me escrevem querendo comprar um radioamador.

Primeira parte: Vamos tentar elucidar o que é nosso HOBBY.

O radioamadorismo, assim é chamada nossa prática, consiste em uma atividade, sem fins lucrativos, com a função de, além do diletantismo, promover estudos e investigação nos campos da eletrônica, atividade solar, física e muitas outras agregadas, inclusive a competição. Sim, radioamadores e suas estações competem entre si, numa atividade chamada CONTESTES, uma espécie de olimpíada de rádio, onde mundialmente e por um espaço de tempo pré determinado e com regras específicas ocorrem os certames.

O local, onde se pratica o radioamadorismo, é chamado de ESTAÇÃO. Ali estão centralizados os elementos indispensáveis para a realização de nossas atividades e consistem de uma sala, os equipamentos de rádio pertinentes, e as torres com as antenas. Pode estar localizada  em nossas casas ou em locais afastados das grandes cidades.

O equipamento, chamado vulgarmente de rádio ou transceptor é um equipamento dedicado ao uso exclusivo à prática do radioamadorismo. Pode ser de variados tamanhos e formatos e para diferentes modalidades de comunicados. São homologados pelo Ministério das Telecomunicações  / ANATEL tendo seus parâmetros checados com a finalidade de não proporcionar emissões espúrias que causem qualquer tipo de interferências em aparelhos eletrônicos adjacentes.

O radioamador,  é a pessoa física ( ex. Pedro e João ) responsável por operar a estação, portanto caro leitor, não se pode comprar um radioamador, sob pena de se ter que levar para casa um ser humano habilitado pelos órgãos competentes ( ANATEL ) a exercer essa atividade, ou esse hobby .

Em resumo :

O radioamador é a pessoa que prestou exames de habilitação para operar uma estação de rádio. Se você ver ou ouvir em algum noticiário que criminosos estavam usando um RADIOAMADOR, não pensem que existia algum homem ou mulher feito refém. Não! Apenas alguém que não foi devidamente esclarecido fazendo confusão através de um órgão de comunicação. O radioamador, não se presta  a esse tipo de  atividade. Sua função é na essência  o estudo a investigação e  a competição.

Espero ter esclarecido e dirimido as duvidas que ainda pairavam .

Dirceu Cavalcanti  PY5IP

Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor e citar o site fonte da matéria !

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.