De modo a contornar uma série de constrangimentos pessoais e profissionais de diversos associados e membros da direcção, informamos que a 7ª Edição do Dia Nacional de Amplitude Modulada (AM) em Onda Curta e VHF, foi adiada de 5 de Novembro, para o fim de semana de 11 e 12 de Novembro de 2017.

O evento terá lugar ininterruptamente, entre as 09:00 horas do dia 11 de Novembro até às 22:00 horas do dia 12 de Novembro (Sábado e Domingo), pela Hora Legal de Portugal continental, coincidente com o Tempo Universal Coordenado, abreviadamente UTC (do inglês – Universal Time Coordinated).

Recordamos que na madrugada do passado Domingo, dia 29 de Outubro de 2017, a Hora Legal em Portugal continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores, mudou do regime de Verão para o regime de Inverno.

– Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 2:00 horas da manhã atrasamos o relógio de 60 minutos, passando para a 1:00 hora da manhã ficando desta forma coincidente com a hora UTC.

– Na Região Autónoma dos Açores a mudança foi feita à 1:00 hora da madrugada de Domingo, dia 29 de Outubro, passando para a meia-noite (00:00), do mesmo dia que é coincidente com o Tempo Universal Coordenado (UTC) diminuído de sessenta minutos.

As frequências a utilizar em HF serão todas as frequências de amador, indicadas como ” ALL MODE ” e recomendadas pela IARU Região 1 nas bandas de amador.

Em VHF a Estação Oficial da ARLA – CS5ARLA – irá operar única e exclusivamente em 144,550 MHz – AM, porque esta é a única frequência adequada à operação de Amplitude Modulada em 2m e principalmente, porque, o equipamento especial que vai ser utilizado nesta actividade é ” Vintage ” o que significa algo clássico, antigo, mas que possui excelentes qualidades radioelectricas, como se espera vir a demonstrar e ainda é, a “puro” Cristal de quartzo.

Não haverá lugar a Diplomas ou Pontuações.

Os contactos serão livres, e demorarão o tempo que for necessário pelos participantes, e os temas das conversas podem ser qualquer.

Desta forma, pretende-se voltar a estimular o sentido de um QSO e não de um simples contacto para um diploma ou concurso.

Este ano, procura-se ainda com o evento, o são convivo via rádio dos operadores amadores, ao mesmo tempo que se presta uma sentida e singela homenagem aos amadores que outrora desenvolveram o radioamadorismo e que muitos deles, infelizmente, já não estão entre nós.

Cumprimentos: Carlos Mourato
Sines – Portugal

Visite o meu canal Youtube em:
https://www.youtube.com/user/ct4rk

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.