A LABRE organizou junto com a Anatel o Workshop “Interferências de fontes não intencionais e suas ameaças aos serviços de telecomunicações”, que ocorreu no dia 30 de outubro de 2017 na sede da agência em Brasília.

O objetivo foi compartilhar informações mais especializadas sobre interferências provocados por eletroeletrônicos que não são destinados às telecomunicações. Participaram do workshop funcionários do corpo técnico da Anatel, membros das gerências de espectro, certificação, superintendência de outorga e recursos à prestação, gerências regionais, representantes do MCTIC, Exército, laboratórios de eletroeletrônica e associações representativas de outros setores de telecomunicações.

As duas primeiras palestras foram realizadas pela LABRE. O Eng. João Saad Júnior, PY1DPU, abordou os fundamentos da Compatibilidade Eletromagnética (EMC) e importância do tema para a sociedade, enquanto Flávio Archangelo, PY2ZX, apresentou vários casos de ruídos que afetam tanto os radioamadores como outros serviços, como setor aeronáutico e radiodifusão digital.

O Eng. Victor Vellano Neto, presentando o Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (Cobei), seguiu com palestra sobre como são desenvolvidas as normas técnicas de compatibilidade eletromagnética pela Comissão Internacional de Eletrotécnica (IEC), Comitê Especial Internacional de Rádio Interferência (CISPR) a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Por sua vez o Eng. José Martins, pela Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) explicou os principais modelos de regulamentação que adotam as normas de EMC. Foram abordados regulamentos da FCC (Estados Unidos) e a Diretiva de EMC da Comunidade Europeia. Também foi tratada a proposta da Abrac no qual o Brasil passaria a ter uma regulamentação semelhante à europeia.

No final houve discussão sobre as ações a serem desempenhadas pelo governo federal considerando os problemas de interferências, as normatização técnica e modelos de regulamentação expostos.

As palestras serão posteriormente disponibilizadas no site da LABRE/GDE.
Seja você também um radioamador labreano e apoie as ações de gestão e defesa espectral da LABRE.

Foto: Palestrantes do Workshop na Anatel.
LABRE/GDE, 13 de novembro de 2017.
http://www.facebook.com/labregde

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.