Handbook da UIT sobre Radioamadorismo‏A UIT, União Internacional de Telecomunicações, lançou neste mês de julho o “Handbook dos Serviços de Amador e Amador por Satélite”, edição atualizada de 2014. O objetivo é oferecer para as administrações nacionais (como a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações) e para as organizações de rádio uma visão geral dos serviços, congregando todas as resoluções da UIT.
 
Dale Hughes, presidente do Grupo de Trabalho 5A de Radiocomunicações da UIT, comentou que o “O Radioamadorismo é o mais antigo serviço de rádio”, cujas primeiras atividades experimentais “antecederam a própria regulamentação de radiocomunicação”. Em 1912, os amadores utilizavam quaisquer frequências acima dos 1,5 MHz, então consideradas “inúteis”. Mas foram os próprios radioamadores que provaram a eficiência destas faixas inclusive para as comunicações intercontinentais. Hughes reconheceu que “os radioamadores contribuíram de maneira significativa nos campos da rádio propagação, nas comunicações em banda lateral única (SSB) em HF, nas comunicações digitais, nos protocolos de rádio pacote e no desenvolvimento de comunicações via satélite”.
 
A publicação é composta por 80 páginas, divididas em 8 capítulos, metade deles uma compilação dos conceitos encontrados nos Regulamentos de Rádio, nos Relatórios, Recomendações e Questões da UIT, com links para os respectivos documentos. Na outra metade são descritas as alocações, as características das faixas, as atividades típicas como rádio esportismo, a importância das comunicações emergenciais, quais são os sistemas de comunicação, as modalidades de rádio experimentação, as comunicações satelitais, entre outros itens.
 
A versão impressa está disponível em vários idiomas (mas não em português) e a venda no site da UIT ao preço de 57 Francos Suíços.
 
Em inglês há versão gratuita em docx no seguinte link:
http://www.itu.int/pub/R-HDB-52-2014
 
A LABRE, através do GDE, grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral, disponibilizou a versão em .pdf para leitura e impressão, no seguinte link: http://www.radioamadores.org/biblio/outros/ITU-ARS-HB-jul2014.pdf
 
O GDE tem utilizado com regularidade muitas das referências agora elencadas no handbook em várias consultas públicas e petições. Trata-se de uma importante publicação para os representantes do serviço e os administradores do espectro.
 
GDE/LABRE, 07 de julho de 2014
http://www.radioamadores.org/news/news-2014/news-2014-17.htm

Tnx Flávio PY2ZX.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.