LABRE ativa na CITEL em BogotáA LABRE participou semana passada da 28a reunião do Comitê Consultivo Permanente II (CCP.II – Radiocomunicações) da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) – Organização dos Estados Americanos (OEA), na cidade de Bogotá, Colômbia.

Na reunião foi discutida a revisão do IARP – International Amateur Radio Permit (reconhecimento mútuo de licenças e operação de radioamadores nos países signatários da CITEL). Foi aprovada resolução sobre formação de grupo ad-hoc, liderado pela IARU e com participação do Brasil.

O prazo para apresentação da proposta de revisão é a próxima reunião da CCP.II, prevista para novembro deste ano. A revisão também será discutida na Assembleia da IARU Região 2 no mês de outubro.

Nas discussões dos itens de agenda da Conferência Mundial de Rádio de 2019 (CMR-19), o Brasil indicou Flávio Archangelo (LABRE/GDE) na relatoria da CITEL para o item 1.1, sobre possível atribuição aos radioamadores da faixa dos 50 MHz na Região 1, visando a harmonização mundial da faixa dos 6 metros.

O radioamadorismo também foi citado nos relatórios sobre as atividades dos grupos permanentes de estudos da UIT; na proposta de questionário do México sobre pequenos satélites; em documento do Canadá sobre atividades de satélites não-GSO de curta duração; em apresentações da UIT-R sobre resultados da CMR-15; na exposição dos eixos estratégicos da OEA para a CITEL no tocante às comunicações emergenciais.

A LABRE tem atuado nos encontros da CITEL em estreita relação com a IARU e as Comissões Brasileiras de Comunicações da Anatel.

Seja um associado LABRE e apoie seu grupo de Gestão e Defesa Espectral. Informações em http://www.labre.org.br e http://www.radioamadores.org

LABRE/GDE, 08 de julho de 2016.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.