VHF (Very High Frequency) ou ondas métricas, é o segmento de frequência compreendido entre 30 e 300 MHz (10M a 1M) sendo a banda mais popular os 2 metros (144-148 MHz).

Alguns experimentos foram realizados em VHF no início do século passado, porém a partir de 1930 radioamadores começaram contatos em 5 e 6 metros, posteriormente passando as atividades para a atual banda dos 2 metros, inicialmente em AM, depois em FM, e atualmente cresce a atividade em SSB/CW.

Ao contrário do que muitos pensam o VHF através da banda de 6M (50 MHz) pode oferecer contatos a larga distancia com ótimas aberturas para todas as partes do mundo. Em 2M também temos algumas aberturas a longa distância principalmente para a região do Caribe e América Central, através da propagação Trans Equatorial, sendo no Brasil a região Sul a mais beneficiada para tais contatos.

Veja abaixo, quais as frequências liberadas para os Radioamadores e  que compreendem ao espectro das bandas de VHF:

6 METROS –  50 a 54 MHz
2 METROS – 144 a 148 MHz
1,25 METROS – 220 a 225 MHz

*Na Europa já existem transmissões autorizadas  em alguns países para a banda de 4 metros que corresponde a 70 MHz,  e que está ganhando enorme popularidade.

Calculadora de GRID
Trabalhando sinais fracos
Entendendo sinais fracos
Polarização de Antenas 1
Polarização de Antenas 2
Previsão de Tropo
Recordes Mundiais
Distancias entre Grid
WSJT
VHF Marítimo
Mapa de Localizador
Mapa de Grid da Europa
Mapa de Grid USA
Freqüência de chamada
Calendário para VHF / UHF
Depoimento de PY2BJO