A Compatibilidade Eletromagnética (EMC, em inglês) pressupõe o convívio entre sistemas eletrônicos de tal maneira que a operação efetiva de cada um deles seja assegurada, sem interferências prejudiciais.

Esta é uma preocupação histórica desde o desenvolvimento das telecomunicações. Por outro lado, a moderna sociedade se caracteriza por uma dependência marcante e crescente dos sistemas eletrônicos, tornando a EMC um requisito cada vez mais essencial para segurança operacional das telecomunicações, sistemas informáticos, processos industriais, “internet das coisas”, “Smartgrid” e controles de suporte à vida como os sistemas de aeronavegação, de defesa, eletromédicos, dentre outros.

Para tanto o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) realizará no dia 7 de agosto de 2018, na cidade do Rio de Janeiro, o I Workshop de Compatibilidade Eletromagnética. Com a presença de renomados especialistas na área, o objetivo do evento é trazer à pauta os desafios e oportunidades técnicas e normativas relacionadas à compatibilidade eletromagnética.

A programação abrange palestras sobre os aspectos básicos da compatibilidade eletromagnética; sua normalização e regulamentação; ensaios de compatibilidade eletromagnética para instrumentos de medição e regulamentos técnicos metrológicos; a redução do tempo das medições de interferência eletromagnética com receiver baseado em FFT, dentre outros assuntos técnicos e normativos.

João Saad Júnior, PY1DPU, engenheiro eletrônico especialista em EMC, pesquisador do CEPEL entre 1978-2013 e membro fundador da LABRE/GDE é um dos coordenadores do evento e realizará a apresentação “Compatibilidade Eletromagnética: aspectos básicos e a sua importância para a sociedade moderna”.

Maiores informações e inscrições em: http://www.cepel.br

LABRE/GDE, 2 de agosto de 2018.
http://www.facebook.com/labregde

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.