qua. nov 26th, 2025

Tinha naquela ocasião, uma visita agendada na cidade de Milão (norte da Itália ) na fábrica da Cinemeccanica. Meu amigo daqui de Curitiba o Padre André Biernaski, tencionava ir visitar o irmão, Padre Rafael Biernaski, que ocupava um cargo específico junto ao Vaticano. Bem, convenci o Padre André a ir… O problema era que eu iria a Zurich primeiramente e depois a Milão… Combinei então com o Rafael e o André,que em determinado dia e hora, nos encontraríamos nas escadarias da estação de trem em Milão.

Aconteceu então que eu me atrasei em Zurich e o vôo estava lotado, mas havia uma possibilidade. Mas ela não aconteceu… Porém minha bagagem foi para Milão…eu fiquei em Zurich.. Após uma conversa com os agentes da Swissair, recebi a possibilidade de ir àquela noite para Athenas e após a Milão, e uma outra que achei melhor, ir a Roma. Decidi pela segunda opção,  tendo em vista que esperava chegar lá aquela noite e assim evitar que eles se dirigissem a Milão, o que iria causar uma confusão sem precedentes. As 23,30 daquela noite estava chegando ao Colégio Pio Brasileiro em Roma, aliviado por ter dado tudo certo …quase tudo, faltava achar minha bagagem que estava em Milão. Bem, na manhã seguinte, combinamos que iríamos todos juntos a Milão no final e que deveríamos aproveitar Roma e o sul da Itália.

O Padre Rafael que é muito amigo do secretário particular do Papa, na época Don Stanislaw, resolveu tentar um encontro com Sua Santidade, mas nos alertou – “Existem Bispos do Brasil e de outros lugares do mundo que estão há 4 anos aqui e não conseguem, portanto…” Bem, como existia a possibilidade de 1 em 1 bilhão, ele resolveu tentar assim mesmo, e nessa mesma manhã já havia telefonado para D. Stanislaw. O restante do dia foi reservado para passeios em Roma. Ao retornarmos ao colégio por volta das 5 da tarde, havia um recado para que o Rafael telefonasse urgente para o secretário do Papa. Aí a surpresa das surpresas …- ” Estejam amanhã as seis horas em ponto, o Papa irá lhes receber após a missa na capela ! “.

Tiramos a sorte grande. Haviam cancelado a visita de uma delegação. Na manhã seguinte lá estávamos, pensamos que é mais fácil ver o Presidente dos EUA do que o Papa, mil identificações etc… mas lá chegamos. Assistimos a missa e após, quando os os outros convidados iam embora, o secretário do Papa nos conduziu ao escritório particular que está ao lado do dormitório de Sua Santidade. Logo veio João Paulo II e conversamos todos alegremente. O tempo era escasso, mas o Papa se recordou de sua visita a Curitiba e em quase perfeito português recordou-se de muitos nomes de pessoas que ele aqui conheceu…Ficamos assombrados com sua memória e ele me disse que gostaria de retornar mais uma vez ao Brasil. E voltou !

Ao contrário do que comentam, eu não perguntei quando iria abrir a propagação e nem quando as figurinhas iriam mandar meus qsl’s, hi, hi. Os que estiveram juntos ao Papa naquele dia, foram unânimes em dizer que esse encontro mudou nossas vidas.

A visita se deu em 06/05/1992 e, se não fosse um atraso e uma mala perdida esta chance jamais ocorreria outra vez.

Colaboração: DIRCEU C. CAVALCANTI – PY5IP

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.