FALECEU O RADIOAMADOR E ASTRONAUTA OWEN GARRIOTT, W5LFL

É com grande tristeza que a equipe ARISS informa o falecimento do nosso grande amigo e colega astronauta Owen Garriott, W5LFL (SK). Owen Garriott morreu em sua casa em Huntsville, Alabama, em 15 de abril de 2019.
 
Um radioamador apaixonado e pesquisador de física ionosférica, Owen inspirou a comunidade de radioamadores a alcançar as estrelas. Sua visão de décadas para trazer o radioamadorismo com ele como parte de sua jornada no espaço foi realizada em 1983 na missão STS-9 Space Shuttle Columbia, onde os radioamadores do mundo inteiro pela primeira vez ouviram um colega chamar CQ do espaço. Como o primeiro a operar no espaço, Owen abriu um caminho que permitiu que inúmeras pessoas de todo o mundo experimentassem o que é viajar para o espaço e explorar nosso universo. Como resultado, ele inspirou a comunidade internacional de radioamadores a estender sua modesta estação de radioamadorismo na STS-9 para um programa de radioamador internacional de voos tripulados que abrangeu o Ônibus Espacial, a Estação Espacial Mir e a Estação Espacial Internacional.


 
Membro do Hall da Fama dos Astronautas dos EUA, Owen Garriott foi pioneiro e inovador em todos os seus esforços … incluindo o radioamadorismo. Selecionado como astronauta-cientista da NASA em 1965, Garriott foi o piloto científico da Skylab 3, a segunda missão da Skylab. A Skylab foi a primeira estação espacial dos EUA, alojando 3 diferentes expedições de tripulação de maio de 1973 a fevereiro de 1974. Owen esteve aproximadamente 60 dias no Skylab, fazendo pesquisa em física solar, pesquisa fisiológica humana e conduzindo 3 caminhadas espaciais para reparar o Skylab e ampliar suas capacidades de pesquisa.
 
O próximo voo de Owen para o espaço, como parte de uma tripulação internacional na missão STS-9 Space Shuttle Columbia, cimentou o futuro do radioamadorismo como parte da experiência de voo espacial humano. O STS-9 foi lançado do Centro Espacial Kennedy, Flórida, em 28 de novembro de 1983. O Columbia foi um laboratório espacial desenvolvido internacionalmente, o Spacelab-1, pioneiro na pesquisa internacional de voos espaciais com mais de 70 experimentos separados – um precursor da pesquisa atualmente. sendo realizado na Estação Espacial Internacional (ISS). Onboard também havia um rádio portátil Motorola de 2 metros com uma antena montada na janela para facilitar os contatos do radioamador W5LFL e os radioamadores no solo. Em 1º de dezembro, terceiro dia de sua missão, Owen vestiu seu fone de ouvido e fez história comunicando-se com Lance Collister, WA1JXN, em Frenchtown, Montana. Nas palavras do próprio W5LFL, aqui está um trecho de seu primeiro contato: “O W5LFL na Colômbia está chamando CQ e aguardando. Continue. Olá WA1JXN, WA1 Juliet X-Ray november, este é o W5LFL. Eu peguei seus sinais razoavelmente fracos. Acho que nossa atitude ainda não é a melhor, mas você é nosso primeiro contato orbital. WA1 Juliet X-Ray November, como você lê? cambio.”
 
Os contatos de Owen na STS-9 foram pioneiros por muitas razões. Eles representaram o primeiro contato de um humano no espaço para alguém na Terra no radioamadorismo. Eles permitiram que o público em geral ouvisse diretamente e se comunicasse com uma tripulação em órbita onde, antes disso, somente pessoal de controle da missão da NASA ou chefes de Estado (presidentes dos EUA, etc.) poderiam conversar com astronautas do espaço. E a missão também demonstrou que um grupo de voluntários poderia construir com sucesso uma estação de radioamadorismo para um veículo espacial humano e obtê-lo formalmente aprovado por uma agência espacial.
 
Owen passou décadas tentando realizar radioamadorismo em uma de suas missões, empregando assertividade e paciência para realizar seu sonho. Em 1965, quando a NASA estava considerando Owen para um voo lunar planejado na Apollo 18, 19 ou 20, o Projeto MOONRAY foi proposto pela equipe do Projeto OSCAR. O projeto MOONRAY apoiaria as operações de radioamadorismo da superfície da lua. Esta iniciativa naufragou quando as expedições lunares da Apollo terminaram na Apollo-17. Antes do seu voo no Skylab, a AMSAT apresentou uma proposta à NASA chamada SKYLARC (Skylab Amateur Radio Communications). Infelizmente, esta proposta foi recusada. Mas, como dizem, a 3ª vez foi um encanto na STS-9 e o radioamadorismo é agora uma realidade do voo espacial humano. Além disso, deve-se notar que uma equipe internacional da ARISS / AMSAT está buscando os planos de Owen para voar com radioamadorismo para a lua através de várias iniciativas de propostas lunares, incluindo o Lunar Gateway.
 
Owen inspirou legiões de radioamadores em todo o mundo, para apoiar empreendimentos de radioamadores em voos espaciais e para incontáveis ​​indivíduos se tornarem radioamadores. Isso inclui seu filho, Richard, W5KWQ, que junto com Owen se tornou o primeiro operador de radioamador americano multi-geracional a se comunicar do espaço.
 
Em nome da equipe internacional da ARISS, gostaríamos de estender nossas sinceras condolências à família Garriott, incluindo o filho de Owen, Richard, W5KWQ e a esposa de Owen, Eve. Como Owen inspirou a comunidade de radioamadores a alcançar as estrelas, podemos desejar a Owen Garriott Godspeed e uma jornada maravilhosa entre as estrelas.
 
73, Frank Bauer, KA3HDO
ARISS International Chair
AMSAT V.P. for Human Spaceflight Programs
Adaptação para o português: Peter PY5CC

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.

Author: Radioamador