Dando seqüência as visitas a estações de contestes, neste dia 24 de Julho, tive a satisfação de visitar as estações de Brasília PT2CM e PT2CVA.

Nosso amigo PT2BAT Perotto coordenou uma fraternal recepção juntamente com PY6KW Marcelo agora com batente e residência em Brasília.

Pela manhã fomos visitar inicialmente a PT2CM que esta instalada na propriedade de PT2FE Ferreira, hoje residindo em Fortaleza.posteriormente no caminho de volta visitamos nosso amigo Lauro PT2LA responsável pela PT2CVA.

PT2CM: O Ferreira e seus companheiros estão realizando um magnífico trabalho em dotar Brasília de uma excelente estação de competições. A estação esta instalada em um sitio de propriedade de PT2FE  uns 35 km do centro de Brasília numa altitude de mais de 1000 metros acima do nível do mar no planalto e muito plana ótima para radio. Na ausência do Ferreira (residindo em Fortaleza) o Perotto que conhece a estação na palma da mão, nos fez a gentileza de ciceronear a visita. Tomando um cerveja gelada vimos o porque do excelente sinal de PT2CM nas várias bandas. Segundo nos foi informado a banda já com instalações definitivas é a de 20 metros com um sistema stack 2 x 6 elementos.As outras bandas também são servidas por direcionais, com exceção de 80 metros (antenas de fio) O plano final é dispor de sistemas totalmente independentes stacks para cada banda.

A equipe esta realizando um excepcional trabalho na captura de jovens para nosso hobby. Em vista de que a maioria da turma vem do escotismo, eles estão tentando arregimentar jovens escoteiros para o radioamadorismo.Incrível que uma das barreiras maiores esta no fato de que a Anatel exige o CPF também para menores, não mais aceitando o CPF do pai ou responsável. 

É uma honra para o GADX poder contar com a estação PT2CM como uma das estações de nosso Grupo.

PT2CVA: Após a visita a PT2CM, tive finalmente a oportunidade de pagar uma visita ao Lauro PT2LA. O trabalho que o Lauro esta fazendo no CRAEC nos enche de orgulho. Ele tem tido apoio do General responsável pelo ESCON General Santos Guerra (CECON GEX) e tenho c certeza que o projeto será totalmente instalado. Dentro de muito breve teremos mais uma completa estação de competições em Brasília.
Embora a estação ainda esteja em caráter provisório ela já apresenta algumas bandas com bom performance. Como deverá haver uma edificação própria para a ESCON a estação da CRAEC que usa o indicativo PT2CVA, poderá ser premiada com uma localização independente e ótima para rádio. Estou juntando algumas fotos que ilustram o trabalho realizado.

Posteriormente a visita tivemos um almoço reunião com a ´participação também de nosso amigo Marcelo PY6KW agora com residência e batente em Brasília. O Marcelo nos explanou com detalhes algumas de suas idéias, e uma delas acredito que poderá trazer uma aproximação maior do radioamadorismo com o Ministério de Comunicações e Exercito Brasileiro. No mesmo dia tivemos oportunidade de expor a idéia ao Ministro Paulo Bernardo que, de imediato nos autorizou a manter reunião com a Anatel a respeito do plano. Agradecemos ao Marcelo pela iniciativa.

Marcelo e Perotto, muito obrigado novamente pela atenção e fraternidade com que nos atenderam.

Um grande abraço

Atilano PY5EG / PP5EG

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.